Uma iniciativa voltada para preservação do meio ambiente, coletou em Rio Brilhante mais de 1,780 kg de lixo eletrônico para ser reciclado. Conforme assessoria da prefeitura do município, a ideia surgiu da preocupação com o destino que é dado aos equipamentos que não tinham mais conserto e a saída foi encaminhar os materiais para a reutilização das peças. Segundo o prefeito Sidney Foroni, a idéia surgiu da preocupação com o lixo eletrônico que se descartado de forma irregular no meio ambiente pode causar danos como: a contaminação do solo, lençol freático, intoxicação e envenenamento.
Foram recolhidos conectores de placas e de dados, CPU completas e incompletas, placas de computadores e similares, placas eletrônicas e de aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias, aparelhos celulares, HD, fontes, monitores, nobreak e fiação eletrônica. A fiscal ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Katlen Magalhães Araújo explicou que o material foi recolhido através de um Ponto de Entrega Voluntaria (PEV) lançado pela prefeitura municipal no mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente de 2015.
O Ponto de Entrega Voluntária do lixo eletrônico continua localizado paralelo com a Avenida Benjamin Constant junto com a Central de Recebimento de Pneus e fica aberto todas as quartas feiras, das 7h às 11h e das 13h às 17h.