O município paulista de Ubatuba ganha um grande aliado na preservação de espécies nativas, árvores frutíferas e plantas medicinais. O Programa Petrobras Socioambiental acaba de contemplar o projeto Viveiro Instituto da Árvore, que produzirá, no município, mudas dentro de altos padrões de qualidade para a recomposição florestal. Trata-se de uma das 32 iniciativas patrocinadas pela Petrobras por intermédio da seleção pública Comunidades no Estado de São Paulo.
O projeto é coordenado pelo Instituto da Árvore e consiste na implantação de um viveiro florestal de espécies nativas da Mata Atlântica. De acordo com o coordenador do Instituto, Fernando Gomes, o patrocínio permitirá a construção de um viveiro para a produção de 25 mil mudas por ano e a contratação de assessoria técnica e de profissionais.
Além de incluir ações voltadas à proteção e à recuperação de espécies e ao reflorestamento, o Viveiro Instituto da Árvore abrangerá ações relacionadas à reciclagem. “Vamos utilizar compostagem gerada de ações de educação ambiental e da gestão de resíduos sólidos, como os provenientes do mercado de peixe, para produção do substrato das mudas”, explica. A Petrobras acompanhará o desenvolvimento do projeto por intermédio da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS).
Atividades
Estão previstas oficinas de educação ambiental com temas relacionados a conhecimentos tradicionais associados ao bioma, reciclagem, uso sustentável dos recursos naturais, promoção de projetos socioambientais, respeito à saúde e cuidados com alimentação. As atividades também estarão disponíveis para crianças e adolescentes com necessidades especiais.