A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. A conscientização da importância da economia de água se tornou mais que uma necessidade, dela depende a nossa sobrevivência. Ao reaproveitarmos a água da chuva, estamos contribuindo com a diminuição da escassez de água, que já atinge diversas regiões do país, inclusive São Paulo.
A captação da água da chuva pode facilmente ser adaptada em qualquer lugar, sejam em residências, edifícios, empresas e em áreas rurais. Tudo o que é necessário, é direcionar o fluxo de água da chuva para um tanque de armazenamento. Ao fazer isto, a água pode ser recolhida e utilizada para vários usos como limpeza da casa, lavagem do carro, rega de plantar, etc. Desta forma é possível reduzir o uso da água potável, que além da economia de água, é possível economizar também na conta no final do mês.
Como funciona?
Para reaproveitar a água da chuva é preciso construir um sistema relativamente simples que se baseia basicamente em captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita a partir do telhado da casa ou edifício. Seu caimento direciona a água para calhas que por sua vez direcionam para um tanque de armazenamento que poderá ser subterrâneo ou não. Junto ao reservatório instala-se um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos.
Lembrando que a instalação do sistema de captação por ser desde o mais simples até o mais sofisticado.